(19) 3475-7757 tabatex@tabatex.com.br

Notícias Matérias

Confira os destaques da Tabatex:


Combinar as velocidades mais altas dos teares com a inserção perfeita da trama: sonho ou realidade?

Único no Mercado, o Itema A9500² foi projetado para oferecer um tear vanguardista, combinando a produtividade em massa geralmente reconhecida como uma vantagem primária da tecnologia de tecelagem a jato de ar com recursos avançados que garantem um incompa


No processo de tecelagem, especificamente para produção de tecido plano, há três processos básicos de operação nos teares, sendo eles:

Abertura de Cala: Seleciona os fios de urdume para obter o desenho do tecido.

Inserção da Trama: Como o próprio nome já diz, é o processo realizado para inserir a trama após a abertura da cala. (Nesse caso há três tipos de inserção: Pinça, Jato de Ar e Projétil.).

Batida do Pente: Esse processo realiza do “acabamento” do tecido.

Apesar do princípio ser o mesmo para os diferentes tipos de teares, temos várias opções de inserção de trama, isso acontece devido à alta produção que os teares novos trazem sem perder a qualidade exigida. Também ainda são mantidos os tipos de inserção antigos, mas sem deixar de modernizá-los, isso se dá porque alguns tipos de artigos só tem o resultado adquirido com essas formas de inserção.

A inserção da trama no jato de ar, é feita através de um fluxo de ar fazendo com que a trama vá para outro lado, porém o que direciona o fluxo de ar e a trama na cala são os condutores que podem ser externos ao pente ou alinhados ao pente. Há ainda o pente que auxilia, pois o pente possui uma forma diferente dos convencionais (como se fosse um tubo) e através desse tubo o fio atravessa o tear e os fios mais grossos que necessitam de maior pressão e consumo de ar.

Uma das considerações a serem feitas pelas empresas que consideram adquirir uma máquina de tecer a jato de ar, é a tecnologia de economia de energia. O alto consumo de energia dos teares a jato de ar está ligado principalmente ao consumo de energia dos bicos e as inovações no bico (incluindo os bicos principais e auxiliares) e na traqueia não só economizam energia, mas também melhoram a qualidade da inserção da trama.

Os compressores de ar também devem ser considerados já que algumas empresas usam compressores com baixa eficiência e, como a vibração e o ruído são relativamente grandes, o compressor deve ser instalado distante do local do tear, fazendo com que a perda de energia do duto seja muito grande.

Esse tipo de inserção oferece grandes vantagens por conta de sua alta produtividade e variedade da gama de artigos que se pode trabalhar nele. Em suas atualizações é possível notar que quase não ocorreram alterações, pois a forma de inserir a trama com ar é a mesma, as alterações feitas foram de otimização do fluxo de ar, para que seja mais eficiente e mais preciso, com isso aumentando a velocidade e a produtividade dele, sem esquecer a qualidade do tecido.

Aliando tradição e o melhor da tecnologia têxtil, a Itema, representada no Brasil pela Tabatex, oferece a máquina que que resume perfeitamente as necessidades dos clientes em relação à tecelagem: uma máquina simples, fácil de usar, mas sem sacrificar a versatilidade, a capacidade de operar em altas velocidades e confiabilidade total.

A segunda geração de teares a jato de ar Itema, o A9500² vem totalmente carregada com as inovações premium da Itema que definem um novo referencial em tecelagem a jato de ar. A nova estrutura principal da máquina e a nova plataforma pneumática garantem um ciclo de inserção ideal tanto do ponto de vista têxtil, quanto de desempenho. Na verdade, o controle constante da carga de ar e da pressão coloca a máquina em condições de tecer perfeitamente enquanto reduz o consumo de energia. A economia também é garantida pelo iREED®, a forma de túnel de palheta patenteada da Itema e a posição do bocal de relé que otimizam o fluxo de ar no canal de palheta para uma inserção de trama de maior eficiência.

Principais características da Itema A9550²:

Máquina trabalha sem faltar ourela dos dois lados. (economia de matéria prima)

Tubeiras auxiliares duplas, reduzindo a demanda de pressão de ar na inserção da trama (redução de consumo de energia)

Batente (pente) acionado por excêntricos, aumentando o tempo de inserção

Motor de acionamento direto Hi Drive, incremento na qualidade dos tecidos e redução de custo de manutenção. (sem acoplamento de embreagem)

Bicos injetores de alta eficiência permitem reduções adicionais no consumo de ar.

A máquina é robusta e estável, com o menor nível de vibrações da categoria, mesmo nas velocidades mais altas. 


Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!