(19) 3475-7757 tabatex@tabatex.com.br

Notícias Matérias

Confira os destaques da Tabatex:


Por que devemos nos preocupar com o processo de tingimento na indústria têxtil?

A proposta sustentável da máquina ECOCOMPACT da Beneks garante segurança ao meio ambiente e economia, sem perder qualidade.


O tingimento é um processo químico que consiste em modificar a cor da fibra têxtil através da aplicação de matérias coloridas, por meio de uma solução ou dispersão. Neste processo ocorre uma modificação físico-químico da substância, de forma que a luz refletida provoque uma percepção de cor.

Durante o processo de tingimento são consideradas importantes três etapas: a montagem, a fixação e o tratamento final. A fixação do corante é realizada através de reações químicas, desde o corante insolúvel ou de derivados gerados que ocorre em diversas etapas durante a fase de montagem e fixação. Entretanto, todo o processo de tintura envolve como operação final uma etapa de lavagem em banhos correntes, para retirada do excesso do corante original ou corantes hidrolisados, não fixados à fibra nas etapas antecedentes.

Os artigos têxteis devem ser cuidadosamente preparados antes de iniciar o tingimento, no qual passam por um processo inicial chamado de preparação ou pré-tratamento, que tem como objetivo eliminar todas as impurezas do tecido, como: ceras, fibras solúveis, óleos lubrificantes, parafinas, gomas etc.

Apesar de parecer um processo inofensivo, o tingimento em tecidos pode gerar potenciais perigos ao meio ambiente se não forem utilizados métodos mais sustentáveis e econômicos. Um dos principais problemas nos processos convencionais de tingimento têxtil é o desperdício de água, a indústria têxtil usa de seis a nove trilhões de litros de água a cada ano, apenas para tingir tecidos. Levando em consideração a crise hídrica atual em que todos os continentes estão sofrendo com a falta de água, isso é o equivalente a encher mais de dois milhões de piscinas olímpicas todos os anos, porém, essa água não é reutilizável e suas toxinas ainda podem trazer riscos à saúde.

Com isso, é gerado outro problema, as substâncias químicas dessa água que é utilizada no tingimento são resíduos não potáveis e inclusive proibidas em alguns países, além de serem descartadas ilegalmente em rios, afetando todo o sistema ecológico local e o uso dessa fonte de água, prejudicando pessoas e animais.

Causando tantos prejuízos ambientais, as empresas que utilizam o método de tingimento de tecidos devem considerar não só a rentabilidade e qualidade do produto, mas o impacto gerado nessa produção, dando importância em utilizar matérias-primas mais sustentáveis, como corantes e derivados naturais e máquinas que não agridam o meio ambiente, colaborando no sucesso ambiental, social e econômico. 

O objetivo de um processo de tingimento é atingir um nível alto e constante de qualidade final do tecido, evitando perdas por retrabalhos e de segunda qualidade, além de induzir a indústria de um meio realmente eficiente com controle de custos de insumos e energia, isso é possível de se alcançar sendo uma empresa preocupada com as consequências dos processos têxteis e ainda gerar um resultado favorável e econômico.

A máquina de tingimento de tecidos ECOCOMPACT da Beneks é inovadora quando o tema são condições ambientais, economia de energia e elementos de custo, contribuindo significativamente para a indústria têxtil de hoje. Todos os tipos de algodão, poliéster, náilon, linho, bambu, viscose e suas misturas lycra de tecidos de malha e tecidos podem ser tingidos com a máxima qualidade e o design da máquina encurta os tempos de processo se tornando necessária para a empresa graças a todas essas inovações.

Estima-se que o consumo de água varia de tecido para tecido, de processo para processo, e depende muito das tecnologias empregadas, sendo o consumo de água, em média, de 80 litros de água por quilo de tecido de algodão. Esta água entra no branqueamento do tecido, depois no tingimento e depois, na fixação das cores nos materiais têxteis, para que não desbotem. Na tabela abaixo é possível analisar o nível de consumo e desempenho do processo de tingimento de algodão da ECOCOMPACT da Beneks em relação à quantidade de água, vapor, energia e tempo por quilo de tecido, podendo economizar mais de 50% em comparação aos processos convencionais.


Desempenho / Consumo do Processo


BICOS AJUSTÁVEIS

Os bocais são ajustáveis e podem ser abertos e fechados entre 2 mm e 10 mm com a intenção de criar alta pressão para todos os tipos de tecido.

EQUIPAMENTO ESPECIAL

Bocal ajustável, medidor de vazão eletromagnético, inversor de bomba amin, sistema de lavagem de máquina, aquecimento e resfriamento proporcionais, lavagem sincronizada, sistema de inserção de tecido.

EQUIPAMENTO DE PROCESSO CURTO

Sistema de circulação de lavagem, segundo tanque de adição, tanque de reserva, sistema de localização de bordas, purga de bomba.

FILTRO AUTOMÁTICO (OPCIONAL)

Previne a perda de tempo devido à troca do filtro nas passagens do banho e fornece uma filtragem mais eficaz com diferentes estruturas de orifícios.


Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!