(19) 3475-7757 tabatex@tabatex.com.br

Notícias Matérias

Confira os destaques da Tabatex:


Case de Sucesso: Alimentador de Fio da BTSR é a solução para reduzir paradas nos acumuladores de trama

Teste inicial com Ultrafeeder 2 em uma máquina Toyota Jato de Ar, resultou em projeto para aquisição de 280 alimentadores de fio para suprir extensa linha de teares em uma unidade de produção têxtil.


A recente evolução do mercado têxtil é caracterizada pelo uso de tecidos cada vez mais sofisticados, cujos custos levam as organizações a adotarem sistemas de controle capazes de garantir alta qualidade do produto, minimizando o uso do fio usado no processo têxtil.

A linha de alimentadores de fios da BTSR representa um pacote avançado de soluções exclusivas para este mercado (em termos de funcionalidade e desempenho), capaz de controlar e ajustar com extrema precisão a tensão do fio alimentado no percurso dos processos de produção.

Este caso de sucesso apresenta um projeto realizado em mais um cliente em busca de melhorar as performances de qualidade e eficiência de produção, realizando a instalação de dois Ultrafeeder 2 da BTSR na entrada dos acumuladores da trama de uma máquina Toyota Jato de Ar. A equipe da BTSR tinha como objetivo evitar problemas de qualidade no tecido através da alimentação em uma tensão fixa, pois a  máquina em questão apresentava paradas por problemas de trama, atingindo a marca de 25 paradas com uma perda de tempo de produção de 38 minutos.

Com a aplicação do sistema Ultrafeeder 2, os testes apresentaram a diminuição de 25 para apenas 18 paradas por quadro, assim como também uma diminuição no tempo de parada. Ao alimentar os acumuladores mediante o Ultrafeeder 2 a 2,5g de tensão o tempo todo, o fluxo de ar necessário para o transporte da trama é constante e mínimo, sem variações de tensão na saída do acumulador.

Portanto há uma verdadeira diminuição no fluxo e corrente de ar, permitindo uma economia de energia para o sistema. Além disso, o sistema se torna muito mais estável e como não há variações no fluxo, observa-se que não há fibras durante o transporte no  produto  final. Por fim, o teste com a instalação do Ultrafeeder 2 obteve também um aumento de 84,4% para 92,1% na produtividade dos teares.

Os resultados obtidos foram mais do que excelentes, e assim foi negociado o plano para a compra de 280 dispositivos Ultrafeeder 2 com o intuito de equipar 140 máquinas. O projeto está sendo realizado em três etapas, com a instalação de 100 unidades de início, seguindo para mais 100 unidades na segunda fase e finalizando com as últimas 80 unidades que suprirão cerca de metade dos teares da fábrica

 

Tabela Comparativa: Antes X Depois da instalação do Ultrafeeder 2

 

ANTES

DEPOIS

PARADAS POR QUADRO

25

18

PRODUTIVIDADE DOS TEARES

84,4%

92,1%

 

Características e Benefícios do Ultrafeeder 2:

      Novo processador - 10x mais rápido no tempo de resposta para maior controle da dinâmica de aceleração, melhor controle de alimentação por tensão e desempenhos únicos durante a alimentação de fios com alta descontinuidade de absorção.

      Torque aprimorado do motor - permitindo desempenho aprimorado na alimentação de fios com alta dinâmica de seleção.

      Novo sensor de célula de carga de alta resolução - melhora em dobro a precisão.

      Rotação no sentido horário/anti-horário - linha de fio simétrica para alimentação do fio esquerdo e direito.

      Função INC-DEC - possibilidade de aumentar ou diminuir a tensão gradualmente, com uma resolução de 0,1gr para compactação ilimitada de graduação.

      Materiais avançados - construídos com os materiais mais avançados (alumínio, magnésio, fibra de carbono), trazendo recursos exclusivos em termos de leveza, resistência e tamanho.

      Novo design e ergonomia - visor superior posicionado, espaço otimizado ao redor do volante, teclas de LED, visor gráfico, um produto totalmente projetado para operações simples.

      Função de autoaprendizagem LFA (com MATRIX CONTROLLER, opcional): auto-aprendizado e controle do consumo de fio (patente BTSR®).

      Função TARGET - capaz de alimentar qualquer tipo de fio - elastômeros nus e cobertos finos, nylon, algodão e fibras técnicas para artigos tradicionais e técnicos (por exemplo, meias médicas, body, etc.).

 

Sobre a Representada :: BTSR

Com pouco mais de 25 anos no mercado, a BTSR já se tornou parceira referência internacional das principais empresas que operam na cadeia têxtil, desde processos de preparação de fios até fabricação de tecidos.

As soluções BTSR incluem sensores eletrônicos e sistemas inteligentes destinados a atender aos requisitos mais sofisticados no que diz respeito ao monitoramento da execução do fio, manutenção da tensão de alimentação e controle principal de parâmetros de qualidade em qualquer tipo de fio: dos tradicionais aos elastômeros, fibras de vidro e fibras de carbono.

A marca BTSR é reconhecida pelos players da indústria têxtil como sinônimo de confiabilidade e inovação.

 

Entre em contato com nossos consultores de venda e solicite um orçamento: (19) 3475.7757 | tabatex@tabatex.com.br

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!